LIVE SOBRE O ACIDENTE COM O CÉSIO 137 | UraniumFilmFestival.org

3 years ago 531

LIVE SOBRE O ACIDENTE COM O CÉSIO 137

EVENTO ONLINE E GRATUITO

Segunda-feira, 13 de setembro, 16h (Classificação indicativa: 14 anos)

PARA NÃO ESQUECER(LINK IS EXTERNAL)

Live de Abertura da  Mostra „Para Não Esquecer“ com Odesson Alves Ferreira, um dos fundadores da Associação das Vítimas do Césio 137 em Goiânia (AVCésio), os cineastas Ângelo Lima, Benedito Ferreira, Michael Valim e Petrus Pires e o Professor Dr. Alphonse Kelecom, do Laboratório de Radiobiologia e Radiometria do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Mediação Márcia Gomes de Oliveira, diretora do Uranium Film Festival. Mostra organizada por Uranium Film Festival com apoio da Cinemateca do MAM Rio.(link is external)

Participantes da live

Alphonse Kelecom - Graduado e doutor em Química Orgânica pela Université Libre de Bruxelles, professor do Laboratório de Radiobiologia e Radiometria do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense, membro da Banca de Júri do Uranium Film Festival. Realizou mostra sobre o acidente em Goiânia, com o césio 137, em evento paralelo à Eco’92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento que ocorreu no Rio de Janeiro, em 1992.

Ângelo Lima - São quase 50 anos de carreira, 4 longas, 26 curtas-metragens e cerca de 40 prêmios em participações em mais de 280 festivais em todo o mundo. Recebeu o título de cidadão goianiense em 2014. Filmes na Mostra: Amarelinha (2003) e O Pesadelo é Azul (2008).

Benedito Ferreira - Artista visual e pesquisador. Graduado em Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás, Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás e doutorando em Artes na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Filme na Mostra: Algo do que Fica (2017).

Michael Valim - Graduado em Comunicação Social, Especialista em Filosofia da Arte e Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás. Trabalha na TV da Universidade Federal de Goiás. Filme na Mostra: Rua 57, Número 60, Centro (2011).

Petrus Pires - Filho de Roberto Pires, coordenador de restauro de seus filmes e fundador do Instituto Memória Roberto Pires, fundado após a morte do cineasta em 2001. Filme na Mostra: “Césio 137. O Pesadelo de Goiânia” (1990) de Roberto Pires.

Odesson Alves Ferreira - Irmão do dono do ferro-velho que descobriu o brilho azul que saía da cápsula de césio 137. Odesson tinha 32 anos e sobreviveu à radiação. Luta desde o começo da tragédia pelos direitos das vítimas, sendo um dos fundadores da AVCésio - Associação das Vítimas do Césio 137 de Goiânia.

Mediação: Márcia Gomes de Oliveira, diretora do Uranium Film Festival.  / Link: https://www.youtube.com/watch?v=WysMZbmfkzw(link is external)

Mostra „Para Não Esquecer. 34 anos do acidente com césio 137 em Goiânia” reúne oito filmes sobre o maior acidente radiológico da América Latina, ocorrido na Cidade de Goiânia, em 1987. Apresentando, em estreia mundial, entrevista com Odesson Ferreira, um dos sobreviventes do acidente e fundador da Associação das Vítima do Césio 137 de Goiânia (AVCésio). Também será uma boa oportunidade para assistir o longa-metragem restaurado digitalmente de Roberto Pires, “Césio 137. O Pesadelo de Goiânia” (1990), que conta no elenco com Nelson Xavier, Joana Fomm, Paulo Betti, Denise Milfond e Stepan Nercessian. Roberto Pires foi o primeiro cineasta brasileiro a pensar a temática nuclear, tendo o físico César Lattes como consultor técnico. PROGRAMAÇÃO: https://uraniumfilmfestival.org/pt-br/para-nao-esquecer

Agradecemos o apoio do MAM Rio ao longo desses 10 anos de Uranium Film Festival.ContatoInternational Uranium Film Festival

Rua Monte Alegre 356 / 301

Santa Teresa / Rio de Janeiro / RJ 

CEP 20240-195   /  Brasil

www.uraniumfilmfestival.org

Email: info@uraniumfilmfestival.org(link sends e-mail)

uraniofestival@gmail.com(link sends e-mail)

(0055) (21) 97207 6704


Read Entire Article